Twitter

CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CRESCEM AÇÕES EM DEFESA DE LULA E DA DEMOCRACIA NO BRASIL

Crescem ações em defesa de Lula e da democracia no Brasil

11/01/2018

Atos, mochilão, aulas públicas, greve de fome e blocos de carnaval são algumas das iniciativas que estão em curso até o julgamento do ex-presidente no TRF-4, no dia 24

Escrito por: Solange do Espírito Santo, especial para a CUT

À medida que se aproxima a data do julgamento do recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS), crescem as ações em apoio ao ex-presidente em todo o País e também no exterior.

Inauguração de Comitês em Defesa de Lula e da Democracia em cidades de todos os portes, mochilão de jovens paranaenses com destino à capital gaúcha, blocos de Carnaval, calendário de atos públicos e vigílias, manifestações de artistas e intelectuais, greve de fome, aulas públicas, vaquinha virtual para que militantes possam ir a Porto Alegre são algumas das iniciativas que entidades dos movimentos sindical e sociais e cidadãos comuns estão realizando para demonstrar o seu apoio ao ex-presidente.

Para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, “o movimento está aumentando porque cresce a consciência de que Lula é inocente e que o processo contra ele tem o único objetivo de impedir a sua candidatura e aprofundar o ataque à democracia e aos direitos dos trabalhadores”.

Nesta quarta-feira (10), três jovens de Cascavel, no Paraná, começaram o “Mochilão da Democracia”, uma jornada que cruzará várias cidades paranaenses até chegar a Curitiba. De lá, os jovens embarcarão para Porto Alegre para a grande vigília em apoio a Lula, que terá início no dia 23, véspera do julgamento. “Condenar Lula é condenar nosso futuro”, justificam os jovens paranaenses no site do movimento.

Renata Sembay, Danielle Braz e Amanda Lemes contam que há mais de 100 jovens acompanhando mobilizando as pessoas nas cidades onde elas vão passar e que a expectativa é chegar em Curitiba com 500 jovens. Para empreender essa jornada, elas conseguiram ajuda financeira de militantes.

“Lutar pela absolvição de Lula significa lutar por Justiça, defender o legado dos governos Lula-Dilma que tirou da miséria e resgatou a dignidade de milhões de brasileiros, significa lutar pelos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, da grande maioria do povo, e significa, sobretudo, lutar pela democracia”, completa a advogada Danielle Braz, uma das coordenadoras do Mochilão.

Já o fiscal da Secretaria da Fazenda do Município do Rio de Janeiro, Richard Faulhaber, 62 anos, chegou ontem a Porto Alegre e, em frente à Catedral da cidade, deu início à primeira greve de fome em defesa da democracia, que pretende manter até o dia 24.  Ele justifica o seu gesto como “um ato de amor e solidariedade ao nosso povo mais sofrido e esquecido, e aos nossos irmãos e companheiros que muito se dedicam ao nosso povo mais sofrido, e que, por este motivo, estão sendo perseguidos e caçados com mentiras e manipulações midiáticas dia e noite, noite e dia”. Confira aqui mais detalhes da história de Richard.

Neste sábado (13), em várias cidades, estão programados atos, panfletagens e inauguração de Comitês, numa grande ação para informar a população sobre o que a perseguição a Lula representa para o povo brasileiro, capitaneada pela Frente Brasil Popular (FBP), que reúne entidades sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda.

Em Porto Alegre (RS), também haverá uma aula pública às 16 horas deste sábado, no Parque Redenção, com a presença da filósofa Márcia Tiburi, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann e a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB/RS), seguida de um show com artistas engajados na luta em defesa de Lula e da democracia.

Artistas e intelectuais
Em São Paulo, está marcado para a próxima quinta-feira (18), às 19 horas, o encontro “Artistas e Intelectuais com Lula”, na Casa de Portugal, em São Paulo. Na ocasião, as personalidades reafirmarão sua defesa à democracia e ao direito de Lula ser candidato.

“A cada dia, aparecem manifestações e atividades diferentes, o que só contribui com o movimento que as nossas entidades do campo sindical e social deflagraram e que nos ajudam a dialogar com a população para mostrar que a tentativa de deixar Lula fora da eleição aprofunda o golpe contra o Brasil os trabalhadores e trabalhadoras”, comenta Sérgio Nobre, secretário-Geral da CUT.

Solidariedade

E para buscar ajuda solidária para custear as ações em Porto Alegre até a data do julgamento, particularmente a vigília que começa no dia 23, a FBP lançou uma campanha virtual de arrecadação financeira. As contribuições podem ser feitas acessando o site vakinha virtual.

Outra ação da Frente é a campanha para a hospedagem solidária de militantes em Porto Alegre, que pode ser conferida no site www.comlulaempoa.com.br, onde também há informações sobre as inúmeras atividades programadas.

Outras iniciativas

E aproveitando o clima pré-carnavalesco, vários blocos vão às ruas neste final de semana para, com bom humor, mostrar à população que Lula é vítima de um julgamento político.

. Em Fortaleza (CE), por exemplo, o bloco “Tô com Lula” vai sair às 9 horas da Praça do Carmo.

. Em Olinda (PE), a “Troça Carnavalesca Sapo Barbudo”, se concentra às 16 horas da Praça do Carmo.

Manifesto

Enquanto isso, segue na internet a campanha para a adesão ao Manifesto “Eleição sem Lula é Fraude”, inciativa que partiu de um grupo de personalidades brasileiras e do Exterior e que até a tarde desta quinta-feira contava com a assinatura de mais de 163 mil pessoas.

Entre as últimas personalidades estrangeiras a aderir ao manifesto está o cineasta norte-americano Oliver Stone, que se soma agora a nomes como o também cineasta grego Costa-Gavras, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, os ex-presidentes José Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador), Ernesto Samper (Colômbia) e o escritor argentino Adolfo Perez Esquivel (clique aqui para assinar).

Artistas brasileiros como Chico Buarque, Wagner Moura e Sérgio Mamberti, entre outros, também aderiram ao manifesto. Alguns deles, inclusive, como os atores Osmar Prado e Tonico Pereira e o cantor Chico César, divulgaram um vídeo em apoio a Lula. “A Justiça que o Brasil merece é independente e apartidária. É essa a Justiça que o Brasil quer”, afirma Tônico Pereira no vídeo.

“Temos certeza de que todo esse movimento vai crescer ainda mais, porque o Brasil quer de volta a sua democracia e os direitos de seu povo e sabe que eleição sem Lula é fraude”, conclui o presidente da CUT.

Confira aqui outras ações programadas:

Dia 19

São Paulo (SP) – Ato dos Educadores em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato (Apeoesp – praça da República, 282), às 16 horas

Dia 20

Porto Alegre (RS) – Início do acampamento dos movimentos sociais

Dia 22

Porto Alegre (RS) – Seminário Internacional pela Democracia (FETRAFI - rua Coronel Fernando Machado, 820), das 10 às 17 horas)

Porto Alegre (RS) - Grande ato com Juristas em Defesa da Democracia, às 18 horas

Dia 23

Em todo o Brasil – Mobilizações e vigílias de denúncia e pressão sobre o Judiciário e a mídia golpista

Porto Alegre (RS) – Plenária das Mulheres pela Democracia com Dilma (FETRAFI - rua Coronel Fernando Machado, 820), às 9 horas

Porto Alegre (RS) – Concentração para a Grande Marcha na Esquina Democrática e ato político-cultural, às 16 horas

Dia 24

Em todo o Brasil – manifestações em todo o Brasil

Porto Alegre (RS – Vigília e ato público em frente ao TRF-4, durante todo o dia

São Paulo (SP) – Grande manifestação na Avenida Paulista, às 18 horas

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
INSTITUCIONAL
SECRETARIAS
ESTRUTURA

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO DO SUL
Travessa Coronel Edgarde Gomes, 49 | São Tomé | CEP 79002-339 | Campo Grande | MS
Fone: (55 67) 3325.9406 / 3325.8378 | www.cut-ms.org.br | e-mail: cutms.ms@hotmail.com