CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SUELI VEIGA COMENTA SOBRE A REALIZAÇÃO DO CONAFOR-CUT/2017

Sueli Veiga comenta sobre a realização do CONAFOR-CUT/2017

08/06/2017

O evento debateu a estratégia e a política de formação da central

Escrito por: Sérgio Souza Júnior CUT/MS com informações CUT-PE

Foi realizado entre os dias 6 e 8 de junho na cidade de Recife o encontro do CONAFOR (Coletivo Nacional de Formação da CUT) que reúne os secretários e secretárias de formação sindical da CUT, dos ramos, da Secretaria Nacional de Formação e os dirigentes da CUT. O coletivo tem o papel de debater, avaliar, definir estratégias e encaminhar a Política Nacional de Formação da CUT.

Entrevistamos a dirigente sindical Sueli Veiga sobre o evento, que nos escreveu que “o encontro foi muito bom, participativo e produtivo”. Sueli é Coordenadora Geral da Escola Centro-Oeste de Formação da CUT, Secretária de Formação da CUT-MS e dirigente da executiva nacional da CUT.

Comente sobre CONAFOR-CUT/2017

Sueli: Neste coletivo estamos avaliando as atividades dos programas de formação de dirigentes: Formação de formadores; formação em negociação coletiva; formação em desenvolvimento, políticas públicas, direitos humanos e ação regional; o programa formigueiro que é um programa de formação sobre cidadania junto com os movimentos sociais. Além disso, o programa de formação em organização e representação sindical de base, o ORSB. Este programa, é desenvolvido pelas CUT estaduais.

Qual a avaliação do evento?

Sueli: A avaliação geral é de que os programas estão atendendo às necessidades de formação sindical, de mobilização e de organização da nossa central. Estamos planejando às futuras ações da formação sindical de forma que atenta às necessidades da CUT, da classe trabalhadora e da conjuntura atual. Dentre eles, um novo curso que é o Formação e Sindicalismo, que é uma formação de dirigentes mais aprofundada, que será realizada em cada região, de oito módulos, junto com o DIEESE, que terá validade como pós-graduação ou especialização. Um novo programa de formação com a juventude e um de formação em cultura e comunicação. Além destes, outras ações formativas.

Também estamos debatendo, o financiamento da formação sindical, diante do atual cenário de redução de número de filiados, de flexibilização da legislação trabalhista e do fim do imposto sindical.

Direto de Pernambuco

Para a secretária de Formação da CUT Pernambuco, Ana Isabel Cavalcanti, a realização do Conafor foi importante, uma vez que contou com expressiva participação de lideranças sindicais, educadores e coordenadores de escolas e secretários cutistas. Isabel assinalou ainda a relevância dos  programas apresentados dentro da política nacional de formação.“É preciso ressaltar que traçamos metas e planejamento no Enafor  (Encontro Nacional de Formação realizado em São Paulo, no ano de 2016”.

Conjuntura

As propostas de reformas Trabalhista e Previdenciária do governo de Michel Temer (PMDB), por exermplo,  deixam os brasileiros inseguros quanto ao presente e ao futuro - entre o trabalho precário e o fim da aposentadoria - mostra o recorte da pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 2 e 4 de junho, que apontou enorme rejeição tanto ao desempenho de Temer (75%) quanto às reformas.

Pesquisa CUT-Vox Populi mostra que a insatisfação com o ilegítimo presidente Michel Temer (PMDB) e sua agenda de retirada de direitos sociais, previdenciários e trabalhistas é enorme e se traduz nos números da rejeição ao peemedebista e também dos que querem a sua cassação e eleições diretas para eleger o novo presidente.

A CUT, em conjunto com as outras centrais sindicais  sinalizou o 20 de junho para preparar a próxima greve geral, prevista para acontecer dia 30 de junho.

O evento contou com a participação de dirigentes nacionais da CUT, como o Secretário Geral da CUT Sérgio Nobre, o Secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo e a Secretária Nacional de Formação da CUT, Rosane Bertotti.