Twitter

CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > IGNORANDO RISCOS À SAÚDE, RURALISTAS QUEREM ENVENENAR AINDA MAIS OS BRASILEIROS

Ignorando riscos à saúde, ruralistas querem envenenar ainda mais os brasileiros

19/06/2018

Pesquisa da Universidade Federal do Ceará traz dados alarmantes sobre o uso de agrotóxicos. Ainda assim, parlamentares da bancada do agronegócio não se importam por contaminar a população

Escrito por: Érica Aragão/CUT

Enquanto uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados discutia a ampliação do uso dos agrotóxicos no Brasil, na manhã desta terça-feira (19), a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ada Cristina Pontes Aguiar, questionava preocupada: “Se com a proibição do uso dos agrotóxicos os fazendeiros usam veneno nas plantações matando e deixando milhares de brasileiros doentes, imagine se o uso for liberado?”.

A própria médica, que fez um estudo mostrando que o agrotóxico é responsável pela má formação congênita e pela puberdade precoce, respondeu com firmeza ao próprio questionamento: a saúde do povo estará condenada.

Enquanto isso, na Câmara, por pressão dos deputados da bancada progressista, a sessão de votação do Projeto de Lei 6.299/02 foi adiada para esta quarta-feira (20). Este projeto, mais conhecido como Pacote do Veneno, flexibiliza um conjunto de dispositivos relacionados à produção, comercialização, controle, inspeção e fiscalização do uso de agrotóxicos.

A CUT e mais de 300 organizações da sociedade civil, intelectuais, médicos, artistas, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da FioCruz, entre outras entidades também foram essenciais na luta contra o Pacote do Veneno.

“Os 77% de ruralistas da comissão especial não se intimidaram e só não terminaram o trabalho sujo de aprovar a Lei porque a sessão teve que ser suspensa”,  disse o secretário Nacional do Meio Ambiente da CUT, Daniel Gaio, explicando que isso ocorre devido a  obstrução feita por parlamentares comprometidos com a saúde dos brasileiros e brasileiras.

 Saiba Mais

 

Nova proposta para ampliação do uso de agrotóxico será votada nesta terça-feira

Divulgação

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
INSTITUCIONAL
SECRETARIAS
ESTRUTURA

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO DO SUL
Travessa Coronel Edgarde Gomes, 49 | São Tomé | CEP 79002-339 | Campo Grande | MS
Fone: (55 67) 3325.9406 / 3325.8378 | www.cut-ms.org.br | e-mail: cutms.ms@hotmail.com