CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PLENÁRIA INTERESTADUAL DA CUT (MS-MT) CONFIRMA MOBILIZAÇÃO PARA 10 DE AGOSTO, DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO E MOBILIZAÇÃO, O DIA DO BASTA!

Plenária Interestadual da CUT (MS-MT) confirma mobilização para 10 de agosto, Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, o Dia do Basta!

17/07/2018

Sindicalistas apresentaram no evento, a Plataforma da Classe Trabalhadora, em defesa da democracia e dos direitos

Escrito por: Sérgio Souza Júnior CUT/MS com informações da ECO/CUT (sistematização)

Sérgio Nobre Secretário Geral CUT

A Plenária Interestadual da Central Única dos Trabalhadores, foi realizada nesta terça-feira (17), na sede da FETEMS em Campo Grande.

A mesa de abertura foi composta por
Sueli Veiga - Presidenta Interina da Fetems e Secretaria Adjunta de Formação da CUT Nacional, Sérgio Nobre - Secretário Geral da CUT Nacional, Genilson Duarte - Presidente da CUT MS, João Dourado - Presidente da CUT MT, Roberto Miguel - Executiva da CUT Brasília e da CUT Nacional e Coordenador Financeiro da ECO/CUT, Maria Cristina Evangelista - Secretária de Formação da CUT GO e Coordenadora Pedagógica da ECO/CUT, Dilma Gomes - Secretária Geral da CUT MS e Vilson Gregório - Secretario de Finanças CUT MS, Amarildo Cruz - Deputado Estadual pelo PT MS. Também estiveram presentes durante o dia os Deputados Estaduais João Grandão (PT), Pedro Kemp (PT) e o Deputado Federal Vander Loubet (PT).

O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre lideranças sindicais Cutistas, de movimentos sociais e partidos políticos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além do Distrito Federal e Goiás.

Pelas intervenções no debate sobre conjuntura realizado pela manhã, ficou evidente a percepção de que o povo vem sentindo os terríveis efeitos da deterioração das condições vida.

Conforme Sérgio Nobre, Secretário Geral da CUT nacional, “grande parte das famílias brasileiras tem alguém que ficou desempregado ou que está sobre um trabalho deficitário, tal como o trabalho intermitente. O preço do gás aumentou, a fome voltou, os trabalhadores estão entendendo o que está acontecendo, eles percebem que está difícil conseguir um emprego”, disse.

Genilson Duarte, Presidente da CUT-MS reforçou esta opinião de Nobre, “nós percebemos esta situação nas cidades, Campo Grande no governo Lula era um canteiro de obras, tinha muita placa de contrata-se, agora você anda no centro da cidade o que mais se vê é placa de aluga-se, aumentou a sub-renda, vemos muitas pessoas vendendo bombons, doces, bolos nas ruas para melhorar o orçamento, enquanto o ideal seria terem um trabalho formal” afirmou o dirigente.

Para o Presidente da CUT-MT, João Dourado “o golpe afetou cabeça das pessoas no início, mas agora eu espero que o povo venha conosco, a mortalidade infantil voltou no Brasil, precisamos incentivar nossa militância para a luta, porque agora eles querem legitimar o golpe através das eleições”, disse Dourado.

Foi encaminhado que os sindicatos CUTistas, junto com outras centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos vão organizar protestos em todos o país em um grande Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, na data de 10 agosto, o Dia do Basta!

Outra deliberação importante, é a decisão sobre a participação dos sindicalistas no dia 15 de agosto em Brasília, no ato de inscrição da candidatura de Lula à Presidência da República.

Sérgio Nobre comunicou que Lula estava muito consciente da decisão de se apresentar à Polícia Federal, naquela oportunidade no ABC, Lula disse aos sindicalistas e militantes apoiadores, “vocês serão as minhas pernas e a minha voz".

Neste sentido, a Central Única dos Trabalhadores deliberou pela realização das Plenárias Interestaduais, para conversar com as pessoas sobre a importância de defendermos Lula Livre, Lula Inocente e Lula Presidente, enquanto possibilidade de reversão das famigeradas políticas golpe, tal como a reforma trabalhista.

Foram apresentados durante o evento, as lideranças sindicais CUTistas Webergton Sudário (Corumbá), José Abelha Neto e Adriano Teles, pré-candidatos ao cargo de Deputado Estadual, Jaime Teixeira, Kriegel do Nascimento e Gleice Jane Barbosa pré-candidatos e pré-candidata ao cargo de Deputada Federal, que se comprometeram em, caso eleitos, defenderem a Plataforma da Classe Trabalhadora publicada CUT.

Humberto Amaducci, pré-candidato do PT ao cargo de Governador do estado de Mato Grosso do Sul, esteve presente no evento e também se comprometeu, se for eleito, em defender a Plataforma da Classe Trabalhadora.

O período da tarde foi reservado ao debate entre sindicalistas e lideranças dos movimentos sociais.

Sueli Veiga, Presidenta interina da FETEMS e dirigente nacional da CUT, lembrou que nos momentos mais difíceis, o povo brasileiro soube dar uma grande resposta e citou como exemplo a derrota da ditadura militar, a eleição de Lula e Dilma.

“Elegemos um operário presidente, uma mulher presidenta, isto é uma transformação espetacular neste país, assim transformamos a vida do povo brasileiro, as coisas ficaram ruins quando eles tomaram o governo no golpe, pois este projeto que está aí não ganhou no voto”, disse Sueli Veiga.

Sérgio Nobre afirmou que saiu do evento animado para o 10 de agosto, Dia do Basta, “só podemos ter a reversão da deste processo de piora na vida das pessoas, com a eleição de Lula, ele é a nossa cara, ele expressa a nossa formação de trabalhadores”.

Atualizado às 9h17 do dia 18 de julho, para acréscimo de informações.