CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FILME “AQUARIUS” NO CINECLUBE SINDICAL DESTA SEXTA, 30, NA CUT-MS

Filme “Aquarius” no Cineclube Sindical desta sexta, 30, na CUT-MS

29/11/2018

Projeto conta também com uma roda de conversa ao final da exibição

Escrito por: Gazeta Trabalhista

O “Cineclube Sindical” da CUT-MS prossegue nesta sexta com o filme Aquarius. Após a exibição ocorre uma roda de conversa sobre os aspectos artísticos, sociais e históricos do filme. Na sede da CUT estadual, às 19 horas.

Aquarius

Classificado pelo crítico de cinema e jornalista Marcelo Hessel no blog Omelete como “suspense de mal-estar social”, Aquarius ganhou notoriedade internacional em maio de 2016, na sua estreia no Festival de Cannes, quando o diretor Kléber Mendonça Filho, atrizes e atores do filme protestaram contra o golpe no Brasil, que culminou no impeachment da presidenta Dilma Roussef.

Mesmo sem ganhar a Palma de Ouro à qual foi indicado, o filme foi reverenciado pela crítica, que exalta a complexa construção de personagens, mas principalmente a atuação de Sônia Braga, vivendo a protagonista Clara, viúva chegando à terceira idade, resistente à especulação imobiliária e à invasão de sua privacidade.

Roda de Conversa: Resistência Social e/ou Individual?

Na sessão do dia 30 de novembro do Cineclube Sindical com a temática Resistência, quem comenta a obra é o professor de História da rede estadual Oscar Rocha, também jornalista, atuante por mais de 20 anos no jornalismo cultural (foi redator e editor durante longos anos na  seção de Cultura do jornal Correio do Estado) e na crítica musical e cinematográfica.

Dia 30 de novembro, sexta-feira, sede da CUT-MS, Rua Edgard Gomes, 49 (perto da entrada da Feira Central).