CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOCILENE BARBOZA E JÚLIO CÉSAR VIANA

Nota de Pesar pelo falecimento de Jocilene Barboza e Júlio César Viana

03/12/2018

Jocilene era Presidenta do Sintep-MT e Júlio ex-Presidente do sindicato

Escrito por: CUT/MS com informações da FETEMS e CNTE

É com pesar que a CUT-MS recebeu a notícia da morte trágica de duas importantes lideranças sindicais do estado de Mato Grosso. Jocilene Barboza era Presidenta do Sintep-MS (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso) e Júlio Cesar Martins Viana dirigiu a mesma entidade por 3 mandatos, tendo sido referência de atuação sindical no MT.

Ambos foram vítimas de um acidente na BR 163, em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, quando a caminhonete que estavam, deslizou na pista e bateu de frente com uma carreta. As lideranças sindciais voltavam de uma formação sindcial para novos concursados.

"Perdemos ontem, dia 02 de dezembro, dois guerreiros. Jocilene Barbosa, uma jovem guerreira, funcionária administrativa de escola, mulher lutadora que atuava na defesa intransigente da classe trabalhadora. Júlio César Viana, ex-presidente da CUT/MT, uma referência no movimento sindical da Educação e da região, porque sempre contribuiu com reflexão sobre os desafios sindicais, políticos, sociais e econômicos da região Centro Oeste. Uma perca irreparável, mas, sabemos hoje eles em outro plano e continurão a nos inspirar a continuarmos a luta. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado no movimento sindical e social", lamentou a Vice-Presidenta da FETEMS, Sueli Veiga.

"Nós, professores(as), funcionários, colegas e movimentos sociais e sindicais, lamentamos intensamente esta fatalidade e neste momento de perda e dor. Júlio César Viana e Jocilene Barboza eram dois companheiros(as) incansáveis na luta e  defensores dos(as) trabalhadores(as). Queremos transmitir os sentimentos aos familiares, amigos(as) e colegas", lamentou também o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.

A 1ª Presidente

Jocilene Barboza tinha 42 anos de idade, era militante sindical desde 1995 quando ingressou na rede estadual, em Alta Floresta, como Técnica Administrativa Educacional, Profissionalizada pelo curso de Formação Arara Azul. Formada em Ciências Biológicas pela Unemat, e mestre em Educação pela UFMT.

Natural de Fátima do Sul (MS), residia em Mato Grosso desde 1989, quando chegou em Peixoto de Azevedo e foi estudar em Alta Floresta. No Sintep/MT atuou como secretária de funcionários, secretária geral, vice-Presidente até ser eleita em 29 de junho de 2018 como a primeira mulher, negra e funcionária de escola, a Presidência do Sindicato, em 53 anos de história.

O professor Júlio Cesar Martins Viana é natural do Rio de Janeiro e veio para Mato Grosso, no ano de 1982, estabelecendo residência no município de Itaúba. Filiou-se à Associação Mato-grossense dos Professores (AMP), iniciando sua militância sindical, no ano de 1984. Durante sua trajetória como sindicalista, participou da unificação da luta e ajudou a transformar a entidade na Associação Mato-grossense dos Profissionais de Educação (AMPE), em 1987 e ajudou a construir o primeiro Estatuto do SINTEP/MT, juntamente com outros companheiros. Júlio César Viana foi protagonista da construção histórica do movimento sindical do estado e credenciou o militante para dirigir a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso, sendo eleito por duas gestões sucessivas, de 2003 a 2009.

A CUT Mato Grosso do Sul se solidariza com os familiares da vítimas, que em vida, muito contribuíram para a luta em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, e por políticas sociais dignas para todos e todas.