Twitter

CUT MS > LISTAR NOTÍCIAS > CEARÁ: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ IMPACTOS DA PRIVATIZAÇÃO

Ceará: audiência pública discutirá impactos da privatização

12/09/2017

Venda da Chesf, uma das 14 subsidiárias da Eletrobras, terá um impacto social incalculável

Escrito por: Sindeletro

Pela segunda semana consecutiva, trabalhadores e trabalhadoras da Chesf realizaram um ato na porta da empresa, em Fortaleza, contra a ameaça de privatização da Companhia. A mobilização faz parte da agenda nacional de luta organizada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) contra a venda do setor elétrico nacional, anunciada pelo governo ilegítimo do presidente Michel Temer. O ato serviu também para mobilizar a categoria para participar da audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (18/9), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará, para debater “Os Impactos da Privatização da Chesf/Eletrobras no Nordeste”.

A privatização da Eletrobras, maior empresa estatal de geração e transmissão de energia elétrica da América Latina, representa uma ameaça à soberania brasileira. Para a região Nordeste, a venda da Chesf, uma das 14 subsidiárias da Eletrobras, terá um impacto social incalculável. Uma dos grandes riscos da privatização é a ameaça ao rio São Francisco, cujo controle de suas águas é feito pela Companhia. O Velho Chico tem fundamental importância para a economia da região porque suas águas servem tanto para a geração de energia quanto para irrigação, pesca, transporte e consumo humano.

O projeto de transposição São Francisco, que deve garantir o abastecimento de rios e açudes nas áreas mais secas do Nordeste, também pode ser prejudicado com a privatização da Chesf. Isso porque a empresa deixa de ter como missão seu papel social e passa a objetivar apenas o lucro, obedecendo às regras de mercado. Diante da gravidade da situação e dos riscos para a região Nordeste, a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e as entidades sindicais do setor elétrico estão intensificando a mobilização contra a privatização da Chesf.

A realização da audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará é resultado do trabalho de articulação que o Sindeletro tem feito junto a políticos cearenses para formar uma frente parlamentar suprapartidária em apoio à manutenção do caráter público da Chesf/Eletrobras. O deputado Elmano de Freitas (PT), a quem os dirigentes entregaram, no dia 28 de agosto, o dossiê “Os impactos da privatização da Chesf no Nordeste”, é o proponente do debate. O parlamentar também esteve presente no ato realizado na manhã desta segunda na Chesf.

 

PROGRAME-SE

Audiência pública “Os Impactos da Privatização da Chesf/Eletrobras no Nordeste”.

Data: segunda-feira (18/9), às 9 horas

Assembleia Legislativa do Ceará 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
INSTITUCIONAL
SECRETARIAS
ESTRUTURA

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO DO SUL
Travessa Coronel Edgarde Gomes, 49 | São Tomé | CEP 79002-339 | Campo Grande | MS
Fone: (55 67) 3325.9406 / 3325.8378 | www.cut-ms.org.br | e-mail: cutms.ms@hotmail.com